domingo, 12 de dezembro de 2010

COMO OS GIRASSÓIS


Na internet circulam muitas mensagens que muitas pessoas se queixam por abarrotarem a caixa de emails, que não leem, pois é muito lixo virtual. Claro que tem de tudo, mas há muita coisa que induz à reflexão. São textos de escritores famosos, de clássicos, salmos bíblicos, trechos de livros que associados ou não as belas imagens, ou bonitos fundos musicais nos proporcionam ver, ouvir e ler coisas muito interessantes.

Entre tantas coisas, sempre dá para extrair alguma lição. Uma delas é a mensagem que diz que todos deveriam procurar viver como os girassóis, que sempre se viram para o lado do sol, em busca de luz e calor. Para as pessoas qual o significado disto?

Nada mais é do que virar-se sempre para  o lado bonito, brilhante, que produz resultados bons, que faz crescer e desenvolver-se de forma sadia e/ou produtiva.

Nos relacionamentos deveríamos procurar sempre o lado bom das pessoas bem como o saldo positivo de qualquer circunstância.

É saber estimular e incentivar para o crescimento, para elevação da autoestima, não enfatizando as piores ações, os erros ou o que poderíamos chamar de lado mais obscuro. O negativo existe em todos, mas não para ser ressaltado e sim para ser aprimorado com trabalho, perseverança, humildade e disciplina.

O positivo, assim como o sol, proporciona crescimento,pois permite a percepção das coisas, das pessoas, de si mesmo.

A escolha é nossa, se vamos ficar voltados para o escuro, frio, para os erros, para as tristezas, mágoas, lamentando o que saiu errado ou o que não nos agrada e que invariavelmente nos trará sofrimento duas vezes, ou vamos nos mobilizar em razão do que desejamos e envidar nossos esforços para atingir tais objetivos. Assumir nossa responsabilidade por nossa vida, assumindo os resultados como consequência das escolhas realizadas. É importante extrair lições positivas das coisas negativas, com o intuito de não repetir os mesmos erros.

As flores necessitam de espaço, luz, calor, água e cuidados para se desenvolverem. Se trocarmos uma flor de lugar, elas procurarão sempre voltar-se para o lado que se adaptam melhor. São vivas, não são estáticas,

Os seres humanos também necessitam das mesmas coisas, ou seja, espaço, luz, calor, água, alimento, energia que são importantes para o crescimento físico, mas também podem ser traduzidos por relacionamentos saudáveis, onde haja respeito pela individualidade, atenção nas pequenas coisas, incentivo, valorização, calma e tolerância nos pequenos incidentes do cotidiano, flexibilidade na solução dos impasses, amorosidade, paciência e humanidade no trato das coisas que se referem às necessidades do outro, pois assim o espírito também se fortalece permitindo que as pessoas vivam melhor. Um outro componente importante para viver melhor é saber perdoar, pois o perdão é o remédio que cura todos os dissabores, mal entendidos e atritos inevitáveis do cotidiano. Mais uma vez é necessário agir de acordo com a natureza, pois segundo R. Tagore, “A terra quando insultada, vinga-se dando flores”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário