quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Modéstia

Modéstia

Substantivo que representa
Respeito ao outro,
Valorização das qualidades alheias,
Ausência de soberba,
Emoções equilibradas.
Algo não comum
Neste mundo assaz competitivo.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Presente Guardado

             Uma das datas mais lindas e que amávamos comemorar era o Natal. Se levarmos em conta o aspecto de comemoração, troca de presentes, isto é, o aspecto comercial, as recordações de infância e adolescência não eram das mais satisfatórias.
            Após meu casamento e o nascimento de meus filhos, tudo era maravilhoso. Tivemos Natais nos quais íamos à missa à noite, dia 24, outros que íamos de dia, no dia 25 e também os que não fomos por um motivo ou outro. Fazíamos a ceia em família, às vezes em minha casa, outras na casa de minha Irma. Minha tia fazia questão de começar a oração.
            A troca de presentes era uma alegria à parte, pela algazarra geral. Troca entre adultos, crianças, compensando todas as carências da infância. Confesso que havia até certo exagero.
            O tempo passou, os filhos cresceram e o centro das atenções no Natal passou a ser a neta.
            Chegou à época, entretanto, que comecei a me dar conta da fuga do verdadeiro espírito natalino. Então, resolvi fazer uma experiência. Nada de presentes para os adultos. Só as crianças ganhariam. Uma pessoa ao ouvir minha decisão, dissuadiu-me do intento, dizendo que não iria me sentir bem.
            Deveria ter ouvido minha intuição e seguir firme no propósito, mas não. No dia seguinte saí apressada para comprar os presentes. Infeliz decisão.
            Meu coração tentava me dizer que não haveria oportunidade de trocar presentes naquele ano. Não soube escutá-lo. Era o ano de 2007. Próximo a meia noite minha mãe querida, minha companheira,, minha grande incentivadora encerrava sua jornada terrena na qual ela só espalhou amor, alegria, cuidados infindáveis com os filhos e netos e cultivou uma gama de amigos.
             Ano seguinte permanecemos juntos, mesmo com a tristeza pela sua partida. Vivera uma extensa trajetória de vida, amor e dedicação. Tínhamos muito a recordar.
            Pensei que não teria mais Natal tão triste quanto aqueles, até que em 2010 meu mundo ruiu com a perda trágica de meu menino. Achei que não conseguiria sequer sobreviver.
            Amanhecia o dia 24 quando acordei. Acreditem ou não, vi meu filho à porta de meu quarto avisando que não viria à noite, pois teria que voltar. Só consegui dizer, em sonho ou pensamento “está bem, meu filho”.
            Não fizemos nada na data. Só permanecemos juntos. Próximo à meia noite, minhas lágrimas caíam em profusão sobre a toalha que pintava com uma árvore de Natal, um presente, uma estrela brilhante e os dizeres “Feliz Natal”. Foi o presente mais dolorido que fiz em toda minha vida.
              Guardo-o comigo.

Publicado no Diário da Manhã-Pelotas-RS
Data:2011.12.27-Página 04 


Para 2012- Em Português e Francês





Capa e contra-capa em Português





Capa e contra-capa em Francês





Lançamento em Curitiba em Fevereiro

Lançamento em Paris em Março

sábado, 24 de dezembro de 2011

ANUNCIADO O AUTOR(A) DO LIVRO SOLO 5º ELEMENTO

Boa Noite Caros Amigos e Amigas do Beco dos Poetas!!!
Gostaríamos de desejar a todos um ótimo Natal repleto de Paz, Alegria e Saúde e aproveitamos para anunciar o autor(a) do nosso próximo livro... “O Quinto Elemento”. O Quinto Elemento é uma obra apoiada pelo premio “Alda dos Santos Sena” através do qual publicamos algumas obras gratuitas ao Autor, foram elas: I Antologia Beco dos Poetas, I Seletiva Beco dos Poetas, Alma, Gêmea, Pensamentos Poéticos e Meninas Super Poéticas nas versões impressa e digital e agora trazemos o Quinto Elemento obra que tem seu autor extraído da Quadrilogia Quatro Elementos ( Ar, Terra, Fogo e Água) dessa vez observamos alem da qualidade dos textos a história de vida dos autores e autoras e entre tantas Belas-tristes histórias encontramos uma que nos tocou, não apenas pela dor mas principalmente pela sensibilidade da Poetisa - Mãe... Uma mãe que perdeu o filho amado de forma trágica e encontrou na poesia uma fonte de alimento a esse amor e que dedica cada um dos seus poemas ao filho amado.
E agora é a nossa vez de homenagear essa Mãe – Poetisa Isabel C.S. Vargas autora selecionada para figurar como autora da obra “O 5º Elemento - Amor ’’

POETISA, ISABEL C.S. VARGAS é professora, advogada, aposentada do serviço público. Escreve crônicas, alguns contos, poesias. Participou de várias publicações no Grupo Editorial Beco dos Poetas & Escritores Ltda, entre outras.
Perfil no site Beco dos Poetas:

domingo, 18 de dezembro de 2011

Ciúmes

                                                     Ciúmes
                                                                                                     

            Independente de idade dos envolvidos, o ciúme é um sentimento que está presente em inúmeras ocasiões. È bom, é mau? Creio que o determinante desta avaliação será aquilo que ele possa produzir de bom ou danoso para as pessoas e para as relações.
            Fazendo uma retrospectiva daquilo que já observamos ao longo de nossa existência, sem medo de errar, podemos dizer que existe ciúme do bebê com relação à mãe, do pai em relação ao bebê que lhe rouba a atenção da esposa, de uma criança com relação ao irmão que lhe impede de ser o centro das atenções. Mais tarde, ciúme do colega que se destaca na escola, da namorada, e inúmeros outros casos corriqueiros.
            Mas porque este sentimento é despertado nas pessoas? Por amor? Terá relação com a inveja? Poderá ter, mas nem sempre é o caso.
            Creio que o ciúme está relacionado à posse. Sim posse, pois não é raro encontrarmos pessoas que tratam os outros seres como objeto de sua propriedade e, portanto sobre o qual exercem certo domínio. Isto os faz sentirem-se poderosos. Alimenta o ego. E se é seu objeto, acha-se no direito de determinar tudo com relação ao mesmo. Quando isso não acontece, em nome do ciúme são capazes de atitudes nada honrosas. O ciúme poda, cerceia, traz aborrecimentos, mágoas, cria fantasmas em uma relação que poderia ser saudável e feliz.
            O ciúme está relacionado também à falta de autoestima ou a uma baixa autoestima, ou seja, o indivíduo se acha tão insignificante, tão sem atrativos, incapaz de manter uma pessoa consigo por aquilo que ele é ou apresenta para o outro, que se deixa tomar pelo medo de perder alguém. Projeta no outro sua insegurança.
            É comum as pessoas colocarem sua felicidade no outro. Procuram alguém que lhe complete, ou seja , não se sentem completos. Estão sempre dependentes do outro para serem felizes. Ora, se perdem este complemento, serão infelizes, daí esse medo constante de perder o outro para alguém mais jovem, mais atraente, rico, bonito, inteligente, charmoso. Para alguém capenga emocional  haverá muitos outros “mais” a lhe causar temor.
Por isso muitos resultados trágicos, muitas horas perdidas, muitas noites insones, por fantasmas criados em mentes incoerentes, ou em pessoas que não conseguem se sentir como pessoas completas. Quem  está bem consigo mesmo, pleno, terá muito mais a oferecer do que cobrar, logo menos motivos para que esse sentimento se propague ou se intensifique.
                Nesse posicionamento dá para perceber também falta de maturidade psicológica.
                        Os resultados serão tanto mais danosos, quanto mais o indivíduo o alimentar ao invés de se amar mais e confiar em si e no outro.
                       Mais amor e confiança geram menos ciúme.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Mensagem recebida de Loiva Hartmann, escritora e poetisa



O QUE DESEJO PARA 2012- CONVIVÊNCIA AMIGÁVEL -CLIQUE

RECEBIDO DA GRANDE POETISA EFIGÊNIA COUTINHO


  
BENÇÃO DE NATAL


Efigênia Coutinho


Nesta noite que se festeja o Natal,
Comemoramos com o Menino Jesus
Uma Aliança muito especial...
Sua chegada ao mundo de Luz.


É a festa que traz muita esperança
Numa reverência que marca a união
De Deus Filho, feito criança,
E os homens com grande emoção.


É Natal e com alegria os sinos dobram,
Numa canção feita de Amor que Reluz,
Onde os nossos votos se renovam
Diante da bênção do Menino Jesus.


A plantar nos corações a Esperança,
O Pai Eterno o Seu Filho enviou,
Para marcar da vida a bonança,
Deixando seu Amor, nos abençoou!.

Natal 2011



sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

HOMENAGEM

Poema escrito por um aluno, após a turma perder seu colega Málcon e seu professor  Roberto em pouco tempo...

Milton Candaten,  5 de dezembro de 2011 13:54 


Momento que marcou nossa turma, pois tudo ocorreu em um curto espaço de tempo. Assimilar a perda é muito dificil, e na época escrevi o que segue:


"Pequeno lapso de tempo;
Dois amigos...
Aperto no peito.
Angústia que toma conta.
O que dizer...(?)
Nada!
Apenas sentir!
O vazio, a falta...
Reticências que vida nos oferece...
Segurem a mão de Deus
E nos dêem o caminho...
Até logo, amigos..."

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Poesias Selecionadas-Edição Especial 2012



http://www.camarabrasileira.com/poesiasselecionadas2012.htm


Poetas já selecionados





Alexandra Munaretti Michaelsen (13/01/1988) - Porto Alegre / RS
Estudante
Poema: O útlimo lampejo de lucidez


 Antonio Sergio Néspoli (12/06/1957) - Presidente Prudente / SP
Advogado
Poema: Choro


 Carlos Henrique Pereira Maia (24/01/1958) - Niterói / RJ
Policial civil
Poema: Alquimista da poesia


 Ediloy Ferraro (12/06/1957) - São Paulo / SP
Advogado
Poema: Expressões d'alma


 Fabiana Cristina Ventura (27/07/1989) - Botucatu / SP
Estudante universitária
Poema: São muitas as mulheres


Franciele Cristina Inocencio (05/11/1986) - Londrina / PR
Estudande de Letras Vernáculas e Classicas
Poema: Dimensão


 Francisco José Nascimento (24/08/1956) - Brasília / DF
Servidor Público Federal - Incra
Poema: Ser menino


Gilson Silva de Lima (24/02/1986) - Itupiranga / PA
Professor
Poema: Os tempos mudaram


 Henrique Bonamigo (27/01/1950) - Três de Maio / RS
Professor
Poema: Distâncias


 Henrique Cananosque Neto (06/04/1980) - Lins / SP
Professor
Poema: Página em branco


Ignacio Lavigna (06/12/1944) - Brusque / SC
Professor aposentado
Poema: Pretérito imperfeito


 Isabel Cristina Silva Vargas (26/11/1951) - Pelotas / RS
Aposentada Serv. Público - Advogada
Poema: Loucura de primavera

http://www.camarabrasileira.com/ps12-071.htm

Ivanildo Joaquim de Souza (04/05/1974) - Hortolândia / SP
Guarda Municipal
Poema: Filho amado


 João Francisco Lins Maciel Borges (09/12/1947) - Belém / PA
Advogado
Poema: Bloco da saudade


 João Freitas Filho (28/12/1951) - Teresina / PI
Advogado
Poema:Bem que podia


 Juliano Paz Dornelles (20/09/1979) - Porto Alegre / RS
Jornalista – Pós Graduado em Comunicação
Poema: Na Porto Alegre dos casais


 Julio Cesar Bridon dos Santos (29/08/1943) - Gaspar / SC
Serventuário da Justiça
Poema: Assim, sou eu


 Kátia Ribeiro de Oliveira (25/03/1968) - Belém / PA
Advogada
Poema: Costurando intrigas


Leonardo Macedo dos Santos (29/08/1981) - Queimados / RJ
Inspetor de solda e dimensional
Poema: Resumo do amor


 Lourival da Silva Lopes (27/11/1958) - União / PI
Mestre em Educação
Poema: Meus sonhos



 Lucia Celeste Vasconcelos Barbetta (19/02/1949) - Rio de Janeiro / RJ
Engenheira civil
Poema: Ser diferente



Lúcia Edwiges Narbot Ermetice (11/12/1944) - Campinas / SP
Médica Dermatologista
Poema: Sedução


 Mamede Gilford de Meneses (17/08/1946) - Itapipoca / CE
Advogado
Poema: Hoje é feliz


 Marcia Rodrigues Gonçalves (01/02/1962) - Rio de Janeiro / RJ
Escritora
Poema: Concerto


 Maria Luiza Vicente Engelhardt (23/09/1945) - Quatro Barras / PR
Professora Aposentada
Poema: Um sonho


 Marilene Anacleto (23/10/1953) - Guaratuba / PR
Aposentada
Poema: Crianças e anjos


Maximiano Dias Rosa (12/05/1988) - Niterói / RJ
Estudante de Direito
Poema: Organograma da paz


 Neri França Fornari Bocchese (03/08/1947) - Pato Branco / PR
Professora
Poema: Viver, o bem-querer



Renato Motta (13/04/1971) - Jaboatão dos Guararapes / PE
Arquivista
Poema: Síncopes do tempo


Roberto Ferrari (23/04/1957) - Carapicuíba / SP
Analista de Sistemas
Poema: Crepúsculo


 Rozelene Furtado de Lima (31/05/1947) - Teresópolis / RJ
Bibliotecária
Poema: É tudo que tenho


 Rubercil da Silva Ribeiro (26/04/1956) - Volta Redonda / RJ
Advogado
Poema: Tormenta dos sós


Sandra Berg (24/01/1958) - Belém / PA
Professora
Poema: Tempo azul


Sarah Venturim Lasso (05/08/1987) - Vila Velha / ES
Professora
Poema: Sonho


 Tatiana dos Santos Malheiros (24/04/1980) - Rio de Janeiro / RJ
Professora
Poema: Deuses literatos


 Teresa Cristina Cerqueira de Sousa (14/11/1961) - Piracuruca / PI
Educadora
Poema: A essência de uma rosa


Tereza Magalhães (18/02/1973) - Rio de Janeiro / RJ
Bancária
Poema: Quando é mais sensato dormir o dia inteiro


 Valdomiro da Costa (27/08/1974) - Hortolândia / SP
Ajudante de manutenção
Poema: A mão de Deus


 Valmari Santos Nogueira (30/07/1947) - Salvador / BA
Policial Militar
Poema: Transcendência épica



 Vilmar Wiedergrün (17/01/1962) - Santa Rosa / RS
Funcionário Público
Poema: Desprezo


Wesley da Silva Rocha (18/03/1983) - Juiz de Fora / MG
Inspetor de Qualidade
Poema: Espelhos


ANTOLOGIA DE POETAS BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS 85

 


http://www.camarabrasileira.com/pc85.htm



Poetas já Selecionados

 Abraão Leite Sampaio (08/03/1955) - Governador Valadares / MG
Engenheiro metalúrgico
Poema: Cordilheira dos Andes... Jardim de Deus


Adriano Lobão Aragão (28/01/1977) - Teresina / PI
Professor
Poema: Nesta terra teu canto te assiste entre sina e silêncio


Alex Cortilio (20/12/1974) - Lagoa Santa / MG
Aeroviário
Poema: Sobre dores e curas


Ana Lúcia M. dos S. Sampaio (05/11/1968) - Conceição do Araguaia / PA
Pedagoga
Obra: Janelas do temp0


Antonio Cesar de Souza (19/06/1963) - Lima Duarte / MG
Empresário hoteleiro
Obra: O palhaço


 Antonio Sergio Néspoli (12/06/1957) - Presidente Prudente / SP
Advogado
Poema: Briga de amor


Bárbara Santos de Paula (22/06/1978) - Jacareí / SP
Advogada / Escritora
Poema: Amor primeiro


Claudio Cesar Cordeiro Alves (24/02/1970) - São Paulo / SP
Professor
Poema: Quatro estações


Danilo Souza Pelloso (07/12/1984) - Lucélia / SP
Engenheiro agrônomo
Poema: A conveniência da psicopatia


 Denilson da Silva Bezerra (27/08/1979) - São Luís / MA
Professor / Doutorando - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Poema: Flor-de-lótus


Diego Silva Oliveira (07/10/1991) - São Paulo / SP
Professor / Técnico em Informática
Poema: Coisa estranha é voar


 Ediloy Ferraro (12/06/1957) - São Paulo / SP
Advogado
Poema: Além das aparências


 Edilson Nascimento Leão (04/05/1959) - Urandi / BA
Funcionário público
Poema: Um feliz lavrador


 Eduardo Tófani (20/08/1955) - Belo Horizonte / MG
Músico - Compositor - Poeta - Empresário
Poema: Sonho nu


 Eritânia de Sousa Brunoro (01/05/1978) - Rio Branco / AC
Servidora pública
Poema: Opostos


Ezequiel Fogaça (16/06/1966) - Sertãozinho / SP
Técnico em Métodos e Processos
Poema: Réu


 Fabiana Cristina Ventura (27/07/1989) - Botucatu / SP
Estudante universitária
Poema: E vens me dizer


Franciele Cristina Inocencio (05/11/1986) - Londrina / PR
Estudande de Letras Vernáculas e Classicas
Poema: A cada amanhecer


Gilson Silva de Lima (24/02/1986) - Itupiranga / PA
Professor
Poema: Resumo descritivo


Helena Coelho Romero (30/08/1985) - Rio de Janeiro / RJ
Advogada
Poema: O dia dia, todo dia


 Hélio José da Silva (05/09/1974) - Hortolândia / SP
Funcionário público
Poema: Juninho, presente precioso


 Henrique Bueno Taguatinga (14/05/1981) - Sobradinho / DF
Auxiliar administrativo
Poema: Meu Deus


 Henrique Cananosque Neto (06/04/1980) - Lins / SP
Professor
Poema: Viver só contigo


 Isabel Cristina Silva Vargas (26/11/1951) - Pelotas / RS
Aposentada Serv. Público - Advogada
Poema: Mudança

http://www.camarabrasileira.com/apol85-084.htm

Ivanês Paulo dos Santos (19/06/1974) - Lajeado / RS
Técnico administrativo
Poema: Goteira


Izilda Maria da Silva (23/05/1966) - São Paulo / SP
Professora
Poema: Silêncio


Jaídson Gonçalves da Rocha (24/01/1985) - Campos dos Goytacases / RJ
Engenheiro agrônomo
Poema: Locomotiva da esperança


Jerusa da Mota Santana (06/10/1988) - Santo Antonio de Jesus / BA
Nutricionista
Poema: Alimento da vida


 João Francisco Lins Maciel Borges (09/12/1947) - Belém / PA
Advogado
Poema: Dedução


 João Freitas Filho (28/12/1951) - Teresina / PI
Advogado
Poema: Gazela


 Johnathan Felipe Bertsch (19/05/1987) - Jaraguá do Sul / SC
Vendedor
Poema: Nascidos da guerra


 Juliano Paz Dornelles (20/09/1979) - Porto Alegre / RS
Jornalista – Pós Graduado em Comunicação
Poema: Calando a voz do inimigo


 Julio Cesar Bridon dos Santos (29/08/1943) - Gaspar / SC
Serventuário da Justiça
Poema: Tocando-te, amando-te


Karina Conceição Gomes Machado de Araújo (01/11/1977) - Aracaju / SE
Professora universitária
Poema: Quando a noite chegar...


 Kátia Ribeiro de Oliveira (25/03/1968) - Belém / PA
Advogada
Poema: Rio Grande lírico


Leonardo Macedo dos Santos (29/08/1981) - Queimados / RJ
Inspetor de solda e dimensional
Poema: O céu e o inferno


 Lilian Souza de Araújo (18/10/1978) - Anápolis / GO
Bióloga/Professora
Poema: Silêncio


 Lourival da Silva Lopes (27/11/1958) - União / PI
Mestre em Educação
Poema: Por que eu gosto tanto de você?



Lucas Dames Corrêa de Sá (26/07/1981) - Silva Jardim / RJ
Advogado
Poema: Fotografia



 Lucia Celeste Vasconcelos Barbetta (19/02/1949) - Rio de Janeiro / RJ
Engenheira civil
Poema: Veia poética



Lúcia Edwiges Narbot Ermetice (11/12/1944) - Campinas / SP
Médica Dermatologista
Poema: Patchwork


 Luiz Felipe d’ Alberto Louzada (13/07/1971) - Rio de Janeiro / RJ
Funcionário Público
Poema: O bardo e seu fardo


 Luzia Magalhães Cardoso (26/03/1961) - Rio de Janeiro / RJ
Assistente Social e Professora Universitária
Poema: Maria sem sobrenome


 Mamede Gilford de Meneses (17/08/1946) - Itapipoca / CE
Advogado
Poema: Até o sol riscar o chão


Marcos Cesar Dutra (22/10/1966) - Morro Agudo / SP
Soldador e Estudante do Curso de Letras
Poema: Homem da serra


Marcos Mollica (18/12/1959) - Pindamonhangaba / SP
Engenheiro
Poema: O pescador e o mar


 Maria do Carmo Marques Ramos (18/07/1942) - Tatuí / SP
Professora aposentada
Poema: Meu destino


 Maria Luiza Vicente Engelhardt (23/09/1945) - Quatro Barras / PR
Professora Aposentada
Poema: Acorda, Brasil!


 Removido a pedido do autor


 Marilene Anacleto (23/10/1953) - Guaratuba / PR
Aposentada
Poema: Fala-me só de amor


Maximiano Dias Rosa (12/05/1988) - Niterói / RJ
Estudante de Direito
Poema: Notícias urgentes


 Messias Vilela (13/05/1983) - Poços de Caldas / MG
Funcionário Público
Poema: Vai acontecer


Nara Rios (05/02/1987) - Sobral / CE
Enfermeira e Professora
Poema: Sobre opostos que se complemetam


 Núbia Cavalcanti dos Santos (17/06/1962) - Sanharó / PE
Funcionária pública
Poema: Lá se vai a madrugada


Odair José da Silva (13/11/1973) - Cáceres / MT
Funcionário público
Poema: Nos meus sonhos estou a te amar


 Paulo Martorano (03/04/1970) - Suzano / SP
Professor
Poema: Atitude impensada


Roberto Ferrari (23/04/1957) - Carapicuíba / SP
Analista de Sistemas
Poema: Aurora do amor


Romilton Batista de Oliveira (15/12/1965) - Itabuna / BA
Professor e poeta
Poema: O poeta e seu ofício


 Rubercil da Silva Ribeiro (26/04/1956) - Volta Redonda / RJ
Advogado
Poema: Arroio da minha infância


Sandra Berg (24/01/1958) - Belém / PA
Professora
Poema: A lágrima


Sarah Venturim Lasso (05/08/1987) - Vila Velha / ES
Professora
Poema: Só


 Silvia Regina Femia Perona (05/09/1963) - Sumaré / SP
Analista de Sistemas
Poema: O vento e o desejo


 Tatiana dos Santos Malheiros (24/04/1980) - Rio de Janeiro / RJ
Professora
Poema: Segunda alma


 Teresa Cristina Cerqueira de Sousa (14/11/1961) - Piracuruca / PI
Educadora
Poema: O palhaço


 Valdomiro da Costa (27/08/1974) - Hortolândia / SP
Ajudante de manutenção
Poema: Assim foi Betinho


Verônica Ventti (03/12/1992) - Campinas / SP
Estudante
Poema: Reflexo


 Vilmar Wiedergrün (17/01/1962) - Santa Rosa / RS
Funcionário Público
Poema: Cadê as borboletas?


Viviane Régio Argemi (17/01/1962) - Torres / RS
Funcionária Pública Estadual
Poema: Tempos malucos, modos esquisitos


Wesley da Silva Rocha (18/03/1983) - Juiz de Fora / MG
Inspetor de Qualidade
Poema: Inquietante despertar