sexta-feira, 27 de julho de 2012

COMENTÁRIO CULTURAL SOBRE O TRABALHO DE LOIVA HARTMANN



LOIVA expõe poemas ilustrados

Espalhador de sonhos : tal como existe na literatura infantil - aquele personagem instigante e fantástico que atua na tentativa de tornar o mundo melhor, os seres humanos menos tristes. Assim senti LOIVA HARTMANN com sua exposição ilustrada, na SECULT, em que seus poemas estão rica e zelosamente pintados em telas com desenhos sugestivos em molduras impecáveis.
Sabe-se que a literatura vem perdendo espaço nesta época em que a preocupação maior é com a tecnologia, o conhecimento, com a produção, com a lucratividade. Dizem que poesia não tem 'mais vez', pois o que vale não é a emoção, mas o conhecimento. Mas sem ela podemos ser o mais pobre dos ricos e, com ela, o mais rico dos pobres porque poesia é milagre, é entender que o relógio do tempo foi construído para nos ver passar (ainda que seja difícil assimilar essa realidade) e que poder transcender essa destinação talvez seja ir atrás do recurso do devaneio proporcionado pela poesia, "fazendo com que os adormecidos sonhem novas maneiras de existir através do imaginário".
LOIVA, em seus poemas, vai ao encontro da superação das angústias da alma, vai em busca da liberdade dos sonhos sem deixar de lado a busca da realidade. Todos os seus poemas têm uma mensagem que dialoga com o leitor através de temáticas diversificadas, incluindo, sobretudo, o amor, a mulher, a maternidade, a humanidade, a divindade, a simplicidade da vida e suas complicações, a liberdade, a aventura do tempo... E assim LOIVA nos mostra que no campo da poesia podem germinar sementes as mais variadas, desde que o poeta saiba trabalhar a terra. LOIVA confirma que o poeta assemelha-se ao ser extraordinário que detém o invisível e com o pó mágico das palavras poéticas torna a vida mais bonita, menos bruta. "O Cálice" (das minhas preferidas - "Que é o Homem, Senhor, para dele Vos lembrardes?"), 'Minha Musa',  'O início... e o fim dos tempos',
"AMIGO", 'O jogo da vida', 'A Cruz'  e tantas outras expostas para regalo dos leitores de poesia fazem a exposição ser dez!
Ler poesia não é para qualquer público, mas quem assim procede mergulha na magia das palavras e deixa-se embalar pelo universo infinito de sons, cores, paisagens através  de uma viagem interminável da imaginação. Visitar a exposição de LOIVA HARTMANN  - inserida na programação dos 200 anos de Pelotas - foi viver momentos de encantamento para, afinal, descobrirmo-nos "Somos a chave de tudo?"
Parabéns aos organizadores. À LOIVA, em especial pela criatividade e pelo belo que nos oferece. Sucesso sempre!

Lígia Antunes Leivas
  ASBL
  CLIPE
Cercle des Ambassadeurs de la PAIX



Comentário de Francisco Vidal sobre o trabalho apresentado na exposição.



Veja mais sobre a exposição no blog de Francisco Antônio Vidal.
http://www.pelotascultural.blogspot.com.br/2012/07/palavras-de-presente-para-uma-cidade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário