terça-feira, 1 de julho de 2014

MEU TEXTO EM LIVRO DE OURO DO CONTO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO EDIÇÃO AGOSTO DE 2014












 Isabel Cristina Silva Vargas 

Pelotas / RS






Episódio da infância







Era meu aniversário de sete anos. Não haveria festa. Era dia de semana. Minha mãe fez um bolo para o café da tarde para o qual viriam minhas tias.


Ela mandara fazer um vestido novo. Era de tafetá rosa, mangas curtas-era verão- com tomas na parte do corpo e a saia franzida, o que o deixava bem rodado. Estava muito contente e me sentia bonita com o vestido.


Naquela época era possível e não perigoso deixar as crianças ficarem à porta da casa, sentada nos degraus, com a porta aberta, pois a violência não era comum. Cidade pequena e pacata. Era uma rua estreita, bem no centro da cidade, todos os vizinhos conhecidos.


Ansiosa para receber os convidados, as tias que iriam para o café, ia até a esquina e voltava. A casa era no meio da quadra. Eis que em uma das vezes que ia até a esquina no sentido oeste, vinha do sentido contrário, pela calçada, um jovem de bicicleta, em velocidade acentuada, de modo que não pode frear e me atropelou. Lá fiquei atirada na calçada, toda arranhada nos joelhos, nos braços e no nariz. E meu vestido além de sujo, com pingos de sangue.


Quem me socorreu foi um senhor, que morava em frente de minha casa. Pegou-me no colo e me levou para casa, para grande susto de minha mãe e meus irmãos. pois custei a parar de chorar.


Sobrevivi ao trauma do atropelamento que, na realidade, não passou de um susto. Talvez o trauma maior fosse por ser dia de meu aniversário e estar me sentindo bonita no vestido novo, o que não era comum.


O que eu julgo interessante é que anos mais tarde, ao ingressar no serviço público, mediante concurso, vinte anos mais tarde, aquele que me socorreu na ocasião trabalhava no mesmo local e lembrava-se de mim.


Trabalhamos no mesmo local muitos anos, até ele aposentar-se e ...morrer por depressão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário